Capítulo 1. Do JavaScript ao TypeScript
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
JavaScript hoje
Suporta navegadores de décadas passadas
Beleza da Web
Antes de falarmos sobre o TypeScript, precisamos de perceber de onde veio: JavaScript!
História do JavaScript
JavaScript foi concebido em 10 dias por Brendan Eich na Netscape, em 1995, para ser acessível e fácil de utilizar em sítios Web. Desde então, os programadores têm gozado com as suas peculiaridades e deficiências. Abordarei algumas delas na próxima secção.
No entanto, o JavaScript evoluiu tremendamente desde 1995! O seu comité de direção, TC39, lançou novas versões de ECMAScript - a especificação de linguagem em que o JavaScript se baseia - todos os anos desde 2015 com novas funcionalidades que o alinham com outras linguagens modernas. Impressionantemente, mesmo com novas versões regulares da linguagem, o JavaScript conseguiu manter a compatibilidade com versões anteriores durante décadas em ambientes variados, incluindo navegadores, aplicações incorporadas e tempos de execução de servidor.
Hoje em dia, o JavaScript é uma linguagem maravilhosamente flexível, com muitos pontos fortes. Deves compreender que, embora o JavaScript tenha as suas peculiaridades, também ajudou a permitir o incrível crescimento das aplicações Web e da Internet.
Mostra-me a linguagem de programação perfeita e eu mostro-te uma linguagem sem utilizadores.
Anders Hejlsberg, ...