Capítulo 4. Os objectos
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Literais de objectos
Um conjunto de chaves e valores
Cada um com o seu próprio tipo
O Capítulo 3, "Uniões e literais", apresentou os tipos de união e literais: trabalhando com primitivas como boolean e valores literais delas, como true. Essas primitivas apenas arranham a superfície das formas complexas de objetos que o código JavaScript normalmente usa. O Typescript seria bastante inutilizável se não fosse capaz de representar esses objetos. Este capítulo abordará como descrever formas complexas de objetos e como o Typescript verifica sua capacidade de atribuição.
Tipos de objectos
Quando crias um literal de objeto com a sintaxe {...}, o Typescript considera-o como um novo tipo de objeto, ou forma de tipo, com base nas suas propriedades. Esse tipo de objeto terá os mesmos nomes de propriedades e tipos primitivos que os valores do objeto. O acesso às propriedades do valor pode ser efectuado com value.member ou com a sintaxe equivalente value['member'].
O TypeScript entende que o tipo da seguinte variável poet é o de um objeto com duas propriedades: born number name string Acede a esses membros seria permitido, mas tentar aceder a qualquer outro nome de membro causaria um erro de tipo por esse nome não existir:
constpoet={born:1935,name:"Mary Oliver",};poet['born'];// Type: numberpoet.name;// Type: stringpoet.end;// ~~~