Capítulo 5. Funções
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Argumentos da função
Entra por um lado e sai pelo outro
Como um tipo de retorno
No Capítulo 2, "O sistema de tipos", viste como usar anotações de tipo para anotar valores de variáveis. Agora, vais ver como fazer o mesmo com parâmetros de funções e tipos de retorno - e porque é que isso pode ser útil.
Parâmetros de função
Toma a seguinte função sing que recebe um parâmetro song e o regista:
functionsing(song){console.log(`Singing:${song}!`);}
Com que tipo de valor é que o programador que escreveu a função sing pretendia que o parâmetro song fosse fornecido?
Será que é um string? Será que é um objeto com um método toString() sobreposto? Será que este código tem erros?Quem sabe?!
Sem a declaração explícita das informações de tipo, talvez nunca saibamos - o Typescript considerará que é o tipo any, o que significa que o tipo do parâmetro pode ser qualquer coisa.
Tal como acontece com as variáveis, o TypeScript permite-te declarar o tipo de parâmetros de função com uma anotação de tipo. Agora podemos utilizar uma : string para dizer ao TypeScript que o parâmetro song é do tipo string:
functionsing(song:string){console.log(`Singing:${song}!`);}
Muito melhor: agora já sabes qual é o tipo de song!
Observe que não é necessário adicionar anotações de tipo adequadas aos parâmetros de função para que seu código seja uma sintaxe TypeScript ...