Posfácio
Ao longo deste livro, apresentei conceitos, métricas e metodologias que te ajudarão a melhorar a forma como implementas um catálogo de dados. Também me esforcei por te transmitir a ideia de que a forma como organizas os teus dados determina a forma como os podes procurar.
No Capítulo 8, discuti o futuro do catálogo de dados e como é provável que se transforme num motor de busca da empresa, porque estabelece paralelismos com a evolução do motor de busca da Web. A tecnologia irá evoluir, mas os nossos comportamentos também, e é sobre isso que quero falar aqui. É a dimensão filosófica da pesquisa de dados.
A questão é: o que é que o motor de busca da empresa vai fazer connosco e com os locais onde trabalhamos?
Em Ambient Findability,1 Peter Morville descreveu o início de uma nova era em que poderosos motores de busca tornam possível a todos encontrar tudo na Web a partir de qualquer parte do mundo. Se os dados estiverem online, podem ser encontrados e utilizados. É o ambient findability. Conclui o livro com o seguinte:
A Web mudou a forma como vivemos, quando trabalhamos, onde vamos e no que acreditamos. E ainda não vimos nada. Podemos vislumbrar o que está para vir nos olhos de uma criança através da lente de um Treo. Um entrelaçamento brilhante de átomos, bits, empurrar, puxar, social, semântico, mente e corpo, onde o que encontramos muda quem nos tornamos. Como Jorge Luis Borges nos prometeu, em "O Jardim dos Caminhos Bifurcados", o livro e o labirinto são a mesma coisa. ...