Capítulo 3. Compreende a pesquisa: Conceitos, recursos e mecânica
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Agora já sabes como organizar os dados no teu catálogo de dados: crias os teus domínios, puxas ou empurras as tuas fontes de dados para eles e adicionas metadados. Agora, estás pronto para pesquisar o teu catálogo de dados.
Mas por que razão deves pesquisar um catálogo de dados? O que é que estás a procurar exatamente num catálogo de dados? E como é que fazes uma pesquisa? Quão boa é a tua pesquisa simples? Como podes navegar pelos dados? E como podes pesquisar tópicos complexos? Estas são as perguntas que discuto neste capítulo.
Neste capítulo, discutiremos por que, o que e como pesquisar um catálogo de dados. Também abordaremos a mecânica da pesquisa para aprofundar o teu conhecimento sobre o funcionamento de um catálogo de dados.
Antes de mais, vamos discutir o porquê.
Por que pesquisas em um catálogo de dados?
Porque é que procuras um catálogo de dados? A resposta curta é, na verdade, "para descobrires dados".
Se perguntares a um funcionário comum: "Porque pesquisas num catálogo de dados?", ele poderá responder: "Porque preciso de informações para resolver um problema". Se perguntares aos utilizadores finais de governação, eles poderão responder: "Porque precisamos de saber que informações temos para garantir que estamos em conformidade com a legislação". Se perguntares a um utilizador final ...