Capítulo 6. Acede aos dados: As chaves para uma implementação bem sucedida
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Este não é um capítulo sobre a implementação efectiva de catálogos de dados, mas sim um capítulo sobre as decisões mais importantes que deves tomar antes de implementares um catálogo de dados.
Vou mostrar-te o que deves considerar ao escolher um catálogo de dados, de que forma podes criar acesso aos dados que encontras no catálogo de dados e, finalmente, as perguntas que os proprietários de domínios e os administradores de activos devem fazer a si próprios para descrever o seu domínio e os seus activos.
Primeiro, vamos ver os critérios de seleção para um catálogo de dados.
Escolha de um catálogo de dados
A maioria dos catálogos de dados do especializam-se em uma ou mais das diferentes capacidades que enumero a seguir, como a linhagem de dados ou acordos de partilha, como é possível organizar os dados ou como se adaptam a uma pilha de tecnologia específica. Nenhum catálogo de dados faz tudo na perfeição (como o catálogo de dados fictício utilizado pela empresa Hugin & Munin, igualmente fictícia), embora haja muitos que fazem certas coisas muito bem. Além disso, podes preferir que um catálogo de dados faça algo em vez de outro. A chave é saber o que precisas de um catálogo de dados.
Análise do fornecedor
A primeira etapa para descobrir qual catálogo de dados é o mais adequado para a organização ...