Capítulo 7. Gerir dados: Melhora a gestão do ciclo de vida
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Imagina que tens um catálogo de dados que foi implementado com sucesso. Os dados das fontes de dados são gradualmente empurrados/puxados para o catálogo de dados, e o catálogo de dados está a ser utilizado por todos na tua organização. O catálogo de dados está a crescer organicamente, com nós fortes e descentralizados, como uma rede social. Os activos receberão metadados - termos de glossário, descrições, propriedade, etc. - atribuídos a eles, e o panorama de TI da sua empresa está a tornar-se detetável.
Agora que tem um catálogo de dados funcional, pode utilizá-lo para efetuar uma melhor gestão do ciclo de vida dos dados no seu ambiente de TI. Isto é um pouco revolucionário e, assim que o puseres a funcionar, vai valer a pena. Por isso, este capítulo aborda:
-
Gestão do ciclo de vida dos dados no cenário de TI com o catálogo de dados
-
Gestão dos ciclos de vida dos activos de dados, termos e outros no catálogo de dados
No final deste capítulo, abordarei também a observabilidade dos dados, que levará a gestão dos dados a uma fase ainda mais precoce do ciclo de vida dos dados.
O valor da gestão do ciclo de vida dos dados e porque é que o catálogo de dados é um fator de mudança
Em ciência dos dados, ciência da computação, engenharia de dados e disciplinas adjacentes, o ciclo de vida da engenharia de ...