Parte I. Organizar os dados para que os possas pesquisar
Esta primeira parte do livro é sobre a realidade mais fundamental da biblioteconomia e da ciência da informação: a forma como organizas os dados define a forma como os podes pesquisar. É uma realidade que se impõe automaticamente em todos os tipos de inventários, repositórios, ferramentas de pesquisa e motores de pesquisa, e também em catálogos de dados.
No Capítulo 1, "Introdução aos catálogos de dados", abordarei o que é um catálogo de dados numa perspetiva de alto nível: a principal funcionalidade de um catálogo de dados, os seus componentes tecnológicos, quem o utiliza e quem o mantém, e as vantagens de um catálogo de dados.
Depois, no Capítulo 2, "Organiza os dados: Concebe uma arquitetura robusta para pesquisa", explico em profundidade como deves conceber o teu catálogo de dados. Explicarei como criar estruturas lógicas estáveis que serão capazes de conter dados de forma lógica durante um longo período de tempo.
Capítulo 3, "Compreende a pesquisa: Conceitos, caraterísticas e mecânica", apresenta-te a pesquisa. A principal capacidade dos catálogos de dados é a pesquisa e, neste capítulo, obténs as informações necessárias para compreenderes o funcionamento da pesquisa.
Finalmente, o Capítulo 4, "Aplicar pesquisa: Dos padrõessimples aos avançados", faz com que tudo se encaixe. Sabes como funciona um catálogo de dados, sabes como organizar os dados, sabes como funciona a pesquisa e agora, neste capítulo, vais ver como ...