Capítulo 10. Modernização e migração
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Ouviste que o TypeScript é fantástico. Também sabes, por experiência dolorosa, que manter a tua biblioteca JavaScript de 15 anos e 100.000 linhas não é. Se ao menos ela pudesse se tornar uma biblioteca TypeScript!
Este capítulo oferece alguns conselhos sobre como migrar o teu projeto JavaScript para TypeScript sem perderes a sanidade mental ou abandonares o esforço.
Quanto menos código tiveres, mais fácil será a migração. Por isso, é uma boa ideia remover funcionalidades obsoletas e fazer uma ronda de eliminação de código morto antes de iniciares uma migração do Typescript. No entanto, podes querer adiar outras formas de modernização: converter uma aplicação web jQuery para React será muito mais fácil depois de adoptares o TypeScript.
Apenas as bases de código mais pequenas podem ser migradas de uma só vez. A chave para projetos maiores é migrar gradualmente. O item 81 discute como fazer isso. Para uma migração longa, é essencial acompanhar o teu progresso e certificar-se de que não retrocedes. Isto cria uma sensação de impulso e inevitabilidade para a mudança. O item 82 discute formas de o fazer.
Migrar um grande projeto para o TypeScript não será necessariamente fácil, mas oferece um enorme potencial de vantagem. Um estudo de 2017 descobriu que 15% dos bugs corrigidos em projetos JavaScript no GitHub poderiam ter sido evitados ...