Capítulo 6. Trabalhar com conjuntos
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Embora possas interagir com os dados de uma base de dados, uma linha de cada vez, as bases de dados relacionais são, na realidade, conjuntos. Este capítulo explora como podes combinar vários conjuntos de resultados utilizando vários operadores de conjuntos. Após uma rápida visão geral da teoria dos conjuntos, demonstrarei como usar os operadores de conjunto union, intersect e except para combinar vários conjuntos de dados.
Introdução à teoria dos conjuntos
Em muitas partes do mundo, a teoria básica dos conjuntos está incluída nos currículos de matemática do ensino básico. Talvez te lembres de ter visto algo parecido com o que é mostrado na Figura 6-1.
Figura 6-1. A operação de união
A área sombreada na Figura 6-1 representa a união dos conjuntos A e B, que é a combinação dos dois conjuntos (com quaisquer regiões sobrepostas incluídas apenas uma vez). Isto começa a parecer-te familiar? Se sim, então vais finalmente ter a oportunidade de pôr esse conhecimento em prática; se não, não te preocupes, porque é fácil de visualizar utilizando alguns diagramas.
Usando círculos para representar dois conjuntos de dados (A e B), imagina um subconjunto de dados que seja comum a ambos os conjuntos; estes dados comuns são representados ...