Capítulo 1. Introdução aos padrões de design
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Um bom código é como uma carta de amor para o próximo programador que o vai manter!
Os padrões de desenho fornecem um vocabulário comum para estruturar o código, tornando-o mais fácil de compreender. Ajudam a melhorar a qualidade desta ligação a outros programadores. O conhecimento dos padrões de design ajuda-nos a identificar temas recorrentes nos requisitos e a mapeá-los para soluções definitivas. Podemos contar com a experiência de outros que se depararam com um problema semelhante e desenvolveram um método optimizado para o resolver. Este conhecimento é inestimável, pois abre caminho para escrever ou refatorar o código para torná-lo sustentável.
Seja no servidor ou no cliente, o JavaScript é uma pedra angular do desenvolvimento moderno de aplicações Web. A edição anterior deste livro concentrou-se em vários padrões de design populares no contexto do JavaScript. Ao longo dos anos, o JavaScript evoluiu significativamente como uma linguagem em termos de recursos e sintaxe. Agora suporta módulos, classes, funções de seta e literais de modelo que não suportava anteriormente. Também temos bibliotecas e frameworks JavaScript avançadas que facilitaram a vida de muitos desenvolvedores web. Qual a relevância, então, dos padrões de projeto no contexto moderno do JavaScript?
É importante notar que, tradicionalmente, os padrões ...