Prefácio
Nunca na história da empresa moderna e tecnológica o cenário de dados evoluiu tão rapidamente. À medida que o ritmo da mudança continua a acelerar, o ecossistema de dados torna-se muito mais complexo - especialmente as cadeias de valor que ligam fornecedores e clientes às organizações. Os dados parecem fluir por todo o lado. Tornaram-se um dos activos mais estratégicos de qualquer organização, sustentando fundamentalmente a transformação digital, a automatização, a inteligência artificial, a inovação e muito mais.
Este ritmo crescente de mudança intensifica a importância de otimizar a arquitetura de dados da sua organização para garantir a adaptabilidade, interoperabilidade e manutenção contínuas. Neste livro, James Serra apresenta um conjunto claro de escolhas para o arquiteto de dados, quer estejas a tentar criar um design resiliente ou simplesmente reduzir a dívida técnica.
Parece que todos os trabalhadores do conhecimento têm uma história de uma reunião com engenheiros e arquitectos de dados que parecia um desenho animado do Dilbert, em que ninguém parecia falar a mesma língua e as decisões eram demasiado complicadas e obscuras. Ao definir conceitos, abordar preocupações, dissipar mitos e propor soluções alternativas para os problemas, James dá ao leitor um conhecimento prático das arquitecturas de dados e a confiança necessária para tomar decisões informadas. Como líder, fiquei satisfeito com a forma como o conteúdo do livro ajuda a reforçar o alinhamento das minhas ...