Capítulo 4. Serverless e segurança
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Só podemos ver uma pequena distância à frente, mas podemos ver muita coisa que precisa de ser feita.
Alan Turing
Utilizar tecnologias sem servidor significa que algumas preocupações de segurança tradicionais desaparecem, como corrigir falhas do sistema operacional e proteger conexões de rede. No entanto, como acontece com qualquer avanço tecnológico, o serverless introduz novos desafios enquanto resolve problemas existentes. A segurança sem servidor não é diferente. Este capítulo examina as ameaças de segurança a um aplicativo sem servidor e investiga as principais primitivas de segurança e como elas são mapeadas para a engenharia sem servidor na AWS.
Infelizmente, os programadores de software normalmente só consideram a segurança depois de toda a aplicação ter sido desenvolvida, normalmente nas semanas ou dias antes de entrar em funcionamento. Mesmo assim, tendem a concentrar esses esforços de última hora apenas na proteção do perímetro da aplicação. Há dois factores que contribuem para isto: em primeiro lugar, a segurança parece inerentemente complexa para os engenheiros e, em segundo lugar, os engenheiros sentem frequentemente que a implementação de medidas de segurança vai contra a prática da iteração orientada para a falha.
Embora as equipas de engenharia de software possam utilizar ferramentas de segurança e delegar ...