Apêndice B. Network+ em nuvem
Este apêndice discute alguns fatores que os engenheiros de dados devem considerar sobre o trabalho em rede na Cloud. Os engenheiros de dados encontram frequentemente redes nas suas carreiras e muitas vezes ignoram-nas, apesar da sua importância.
Topologia de rede Cloud
Uma topologia de rede em nuvem descreve como vários componentes na Cloud são organizados e conectados, como serviços em nuvem, redes, locais (zonas, regiões) e muito mais. Os engenheiros de dados devem sempre saber como a topologia da rede em nuvem afetará a conetividade entre os sistemas de dados que eles criam. O Microsoft Azure, o Google Cloud Platform (GCP) e o Amazon Web Services (AWS) usam hierarquias de recursos notavelmente semelhantes de zonas e regiões de disponibilidade. No momento em que este artigo foi escrito, o GCP adicionou uma camada adicional, discutida em "Network+ específico do GCP e redundância multirregional".
Taxas de saída de dados
O Capítulo 4 discute a economia da nuvem e como os custos reais do fornecedor não determinam necessariamente os preços da nuvem. Em relação à rede, as nuvens permitem o tráfego de entrada gratuitamente, mas cobram pelo tráfego de saída para a Internet. O tráfego de saída não é inerentemente mais barato, mas as nuvens usam esse método para criar um fosso em torno de seus serviços e aumentar a aderência dos dados armazenados, uma prática que tem sido amplamente criticada.1 Observa que as taxas de saída de dados também podem ser aplicadas ...