Parte II. Tu és um sistema de pensamento
Não podes melhorar o teu pensamento se não estiveres consciente do teu pensamento. Há muitos factores que influenciam a nossa capacidade de criar integridade concetual. A autoconsciência, também conhecida como metacognição, é a capacidade de compreender e adaptar os teus padrões de pensamento. Praticar com o teu próprio pensamento é, talvez sem surpresa, a base do pensamento em sistemas.
A maior parte do tempo, estamos a reagir ao que se passa à nossa volta, em vez de praticarmos a auto-consciência e aprendermos a responder eficazmente. Isto não é mau; há informação importante nas nossas reacções. No entanto, raramente nos dão o que precisamos para melhorar as nossas circunstâncias. O pensamento sistémico leva-nos a observar os padrões reactivos, em nós próprios, nos outros e no sistema tecnológico, de modo a descobrir formas de melhorar esses padrões reactivos.
O pensamento sistémico é uma abordagem integradora da aprendizagem. Aprende a toda a hora, estruturando a investigação de forma a gerar conhecimentos relevantes. Na Parte II, vais praticar a autoconsciência, do teu pensamento e das tuas reacções. E desenvolverás um plano de aprendizagem contínua que te guiará em direção ao conhecimento, à compreensão e, com alguma sorte, a um pouco de sabedoria.