Parte III. Somos um sistema de pensamento
O raciocínio sistémico é a arte e a ciência de apoiar ideias, conceitos, recomendações ou teorias com razões sólidas. Precisamos de raciocínio sistémico quando as condições são incertas... e na grande maioria das vezes, em sistemas de software, não existe uma forma correta de fazer as coisas. Existe apenas a melhor solução possível, dadas as circunstâncias, com base no que sabemos atualmente. Quando as pessoas reforçam o seu raciocínio em conjunto, constroem integridade concetual (e, portanto, sistemas mais impactantes).
O raciocínio conjunto depende da construção de pontes conceptuais entre diferentes pontos de vista. Depende também de aprender com pessoas que têm conhecimentos que tu não tens. Geramos o fluxo de conhecimento que melhora o pensamento sistémico através de ciclos de feedback. Na maioria das vezes, isto significa que temos de repensar a forma como o "feedback" acontece atualmente.
O pensamento sistémico, o raciocínio e a descoberta das causas profundas dos desafios sistémicos são todas formas de pensamento padrão. Em muitos aspectos, o pensamento padrão é sinónimo de pensamento sistémico. Na Parte III, praticarás o raciocínio sistémico, conceberás ciclos de feedback que melhoram as tuas capacidades de raciocínio e identificarás os tipos de padrões que, quando pensamos em sistemas, normalmente exigem a nossa atenção.