Capítulo 4. Visualiza os dados de forma diferente
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Se optares por utilizar apenas tabelas, gráficos de barras e gráficos de linhas, poderás satisfazer a maioria das necessidades de comunicação de dados. No entanto, se utilizares apenas estas formas básicas de comunicação de dados, podes limitar a tua análise e arriscar-te a aborrecer o teu público.
A utilização de tipos de gráficos alternativos pode ajudar-te a encontrar mensagens diferentes nos dados. A utilização de duas medidas num gráfico em vez de uma pode mostrar relações que não verias de outra forma. Comparar uma métrica diretamente com outra significa que não tens de olhar para dois gráficos separados e formar a análise na tua cabeça. E mostrar os pontos de dados individuais, em vez de agregar valores para mostrar uma métrica resumida, pode revelar novas tendências nos dados.
Este capítulo analisa alguns gráficos alternativos e formas de os utilizar.
Tipos de gráficos: Gráficos de dispersão
Vou ter de mencionar isto logo de início: adoro gráficos de dispersão. Pronto, já o disse. Claro que te vou dar uma opinião imparcial, mas também vou partilhar a razão pela qual acho que são tão poderosos.
Eu adoro gráficos de dispersão devido à sua flexibilidade; podem abranger vários casos de utilização. Muitas pessoas também os consideram fáceis de interpretar. A combinação de várias métricas é útil para a análise. ...