Capítulo 6. A relevância do Java reativo à luz dos threads virtuais
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Acho que o Loom vai acabar com a programação reativa.... A programação reativa foi uma tecnologia de transição.
Brian Goetz
Embora eu não vá comentar a citação anterior - pelo menos não ainda - este capítulo apresentará uma alternativa existente que há muito tempo é popular entre muitos desenvolvedores: Java reativo.
Nos últimos capítulos, exploramos os threads virtuais em detalhes, entendendo como eles funcionam, suas vantagens e seu papel em tornar a concorrência em Java mais acessível. Reconhecemos que os threads virtuais são uma grande inovação no cenário da concorrência. Eles permitem que os desenvolvedores criem aplicativos altamente simultâneos usando o modelo de programação imperativo familiar e, ao mesmo tempo, manipulem com eficiência as operações de bloqueio.
No entanto, os threads virtuais não são a única solução para que você possa lidar eficientemente com a simultaneidade e o bloqueio de E/S. Antes de os threads virtuais ganharem destaque, muitos desenvolvedores recorreram à programação reativa para criar aplicativos escalonáveis e sem bloqueio. Essa abordagem, geralmente associada ao Project Reactor, RxJava, Eclipse Vert.x, etc., adota um paradigma totalmente diferente - orientado por eventos, funcional e inerentemente assíncrono.
Neste capítulo, exploraremos o Java reativo, ...