Capítulo 8. Conclusão e conclusões
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
A simplicidade é o máximo em sofisticação.
Leonardo da Vinci
Juntos, percorremos um longo caminho no mundo da simultaneidade do Java, desde a compreensão básica dos threads clássicos até as inovações empolgantes dos threads virtuais, da simultaneidade estruturada e muito mais. Mas nossa aventura não foi apenas técnica, ela também foi filosófica. O Java continua a evoluir, moldado por valores como eficiência, escalabilidade e simplicidade, para atender às demandas em constante mudança da computação moderna.
Um dos marcos significativos que discutimos são os threads virtuais, uma verdadeira mudança de paradigma na simultaneidade do Java. Historicamente, a criação de vários threads era um desafio devido à alta sobrecarga de recursos e às restrições impostas pelo sistema operacional. Os threads virtuais resolvem esse problema reduzindo o consumo de recursos em ordens de magnitude e oferecendo praticamente milhões de threads virtuais. Com a mudança do hardware de computação e o aumento da prevalência da computação em Cloud, os threads virtuais serão a abordagem ideal para aplicativos Java dimensionáveis. Sua conveniência e simplicidade permitem que os desenvolvedores escrevam códigos assíncronos mais claros e fáceis de manter, aumentando a produtividade e a capacidade de manutenção do software.
É claro que, embora adicionar threads ...