Capítulo 6. Gerir o fluxo de atividade
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
No Capítulo 2, analisámos diferentes formas de dividir um sistema em partes geríveis. Esse capítulo descreveu o quê e o porquê do design; este capítulo cobre o como. Depois de identificares as peças, fazer com que todas elas trabalhem em conjunto como um sistema pode ser assustador.
Noções básicas de programação e de sistema operativo
Estruturar um sistema embebido sem um sistema operativo requer uma compreensão de algumas das coisas que um sistema operativo pode fazer por ti. Vou apenas dar alguns destaques; se alguma coisa desta primeira secção é nova para ti, talvez queiras rever um livro sobre sistemas operativos (ver "Leitura Adicional").
Tarefas
Quando ligas o teu computador, se fores como eu, carregas um cliente de e-mail, um navegador Web e um compilador. Vários outros programas são iniciados automaticamente (como o meu calendário). Cada um destes programas corre no computador, aparentemente em paralelo, mesmo que tenhas apenas um processador.
Nota
Três palavras que significam coisas ligeiramente diferentes, mas que se sobrepõem extensivamente, são por vezes utilizadas indistintamente. Embora estas definições sejam as que me foram ensinadas, alguns RTOSs podem trocá-las. Uma tarefa é algo que o processador faz. Uma thread é uma tarefa mais alguma sobrecarga, como a memória. Um processo é tipicamente uma unidade ...