Capítulo 14. Motores e movimento
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
A primeira vez que fiz um motor mover-se sob o controlo do meu software foi o momento em que me apaixonei pelos sistemas incorporados. É mais do que luzes a piscar e a detetar o ambiente. Há algo de mágico no facto de o meu código mudar o mundo.
Desde então, causei muitos pequenos incêndios ao tentar recuperar essa adrenalina. Se o teu hardware é bom e o teu software presta atenção, talvez possas aprender com as minhas descobertas em vez de as recriar.
Criar movimento
Os actuadores são o que o teu software utiliza para causar um impacto mecânico no seu ambiente. O atuador mais simples é um solenoide, que é como um botão ao contrário. É um eletroíman que move um pedaço de metal: se o colocares em cima, o solenoide está numa posição; se o colocares em baixo, o solenoide está noutra. São úteis para trancar coisas ou para ligar e desligar válvulas.
Os Haptics são normalmente piezo-buzzers ou motores de vibração que são utilizados como parte de uma interface de utilizador (como o teu telefone no modo de vibração). Embora estes também estejam muitas vezes ligados/desligados, por vezes podes accioná-los com diferentes frequências para criar tons musicais e vibração. (Os piezos também podem ser usados como altifalantes, mas isso é um pouco mais complicado).
No entanto, mover coisas é muito mais divertido se utilizares um motor que possa ...