Capítulo 1. Introdução ao Software Verde
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Não gostarias de mim quando estou zangada.
Dr. Bruce Banner, cientista verde
Percebemos porque é que os activistas podem estar zangados. Poucas indústrias avançaram com rapidez suficiente para apoiar a transição energética, e isso inclui o sector tecnológico.
Mas estamos a começar a mudar.
O que significa ser ecológico em TI?
De acordo com a Green Software Foundation (GSF), a definição de software verde (ou software sustentável) é a de software que causa emissões mínimas de carbono quando é executado. Por outras palavras:
-
O software ecológico é concebido de modo a exigir menos energia e hardware por unidade de trabalho. Isto é conhecido como eficiência carbónica, partindo do princípio de que tanto a produção de energia como a construção de hardware tendem a resultar em emissões de carbono.
-
O software verde também tenta transferir as suas operações e, por conseguinte, o seu consumo de energia, para momentos e locais em que a eletricidade disponível provém de fontes com baixo teor de carbono, como a eólica, a solar, a geotérmica, a hídrica ou a nuclear. Em alternativa, procura fazer menos nas alturas em que a eletricidade disponível na rede é intensiva em carbono. Por exemplo, pode reduzir a qualidade do seu serviço no meio de uma noite sem vento, quando a única energia disponível é produzida a partir do carvão. A ...