Capítulo 4. Eficiência operacional
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
A resistência é inútil!
Os Borg
Na realidade, a resistência não é inútil. É muito pior do que isso.
A batalha contra as máquinas
Um dia, os servidores supercondutores que funcionem em centros de dados super-arrefecidos eliminarão a resistência e os nossos centros de dados funcionarão com uma fração da eletricidade que utilizam atualmente. Talvez os nossos futuros senhores da inteligência artificial geral (AGI) já estejam a trabalhar nisso. Infelizmente, porém, nós, humanos insignificantes, não podemos esperar.
Atualmente, quando alimentamos as máquinas nos centros de dados, estas aquecem. Essa energia - muitas vezes gerada a um custo climático significativo - é então perdida para sempre. Lutar contra a resistência é o que as pessoas estão a fazer quando trabalham para melhorar a eficácia da utilização de energia (PUE) nos centros de dados (como discutimos no Capítulo 2). É também o motivo por detrás do conceito de eficiência operacional, que é o que vamos abordar neste capítulo.
Nota
Esses DCs supercondutores podem estar no espaço porque isso poderia resolver o problema do frio (os supercondutores precisam de ser muito, muito frios - frios no espaço, não frios num colete). No entanto, os DCs supercondutores fora do planeta estão a um século de distância. Demasiado tarde para resolver os nossos problemas imediatos.
Nas últimas ...