Capítulo 17. Transformações
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Desde o início do CSS, os elementos têm sido rectangulares e firmemente orientados nos eixos horizontal e vertical. Surgiram vários truques para fazer com que os elementos parecessem estar inclinados e assim por diante, mas por baixo de tudo isso estava uma grelha rígida.
Com as transformações CSS, tens a capacidade de quebrar essa grelha visual e alterar a forma como os teus elementos são apresentados. Quer seja tão simples como rodar um pouco algumas fotografias para que pareçam mais naturais, ou criar interfaces em que a informação pode ser revelada ao virar os elementos, ou fazer truques de perspetiva interessantes com barras laterais, as transformações CSS podem - se me perdoas a expressão óbvia - transformar a forma como desenhas.
Sistemas de coordenadas
Antes de embarcarmos nesta viagem, vamos parar um momento para nos orientarmos. Mais concretamente, vamos rever os sistemas de coordenadas utilizados para definir posições ou movimentos no espaço como uma sequência de medições. São utilizados dois tipos de sistemas de coordenadas nas transformações e é aconselhável que estejas familiarizado com ambos.
O primeiro é o sistema de coordenadas cartesianas, frequentemente designado porsistema de coordenadas x/y/z. Este sistema descreve a posição de um ponto no espaço utilizando dois números (para posicionamento bidimensional) ou três ...