Capítulo 2. Selectores
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Uma das principais vantagens do CSS é a sua capacidade de aplicar facilmente um conjunto de estilos a todos os elementos do mesmo tipo. Não estás impressionado? Pensa nisto: ao editar uma única linha de CSS, podes alterar as cores de todos os teus cabeçalhos. Não gostas do azul que estás a utilizar? Altera essa única linha de código e todos eles podem ser roxos, amarelos, castanhos ou qualquer outra cor que desejes.
Esta capacidade permite que tu, o autor, te concentres no design e na experiência do utilizador, em vez de te concentrares em operações aborrecidas de localização e substituição. Da próxima vez que estiveres numa reunião e alguém quiser ver cabeçalhos com um tom diferente de verde, basta editar o teu estilo e carregar em Recarregar. Voilà! Os resultados são obtidos em segundos e estão à vista de todos.
Regras básicas de estilo
Como afirmou, uma caraterística central do CSS é a sua capacidade de aplicar certas regras a um conjunto inteiro de tipos de elementos num documento. Por exemplo, digamos que queres que o texto de todos os elementos <h2> apareça a cinzento. Antes de termos CSS, terias de o fazer inserindo etiquetas <font color="gray">...</font> dentro de todos os teus elementos <h2>. A aplicação de estilos em linha utilizando o atributo style, que também é uma má prática, exigiria que incluísses style="color: gray;"