Capítulo 2. Arquitetura, instalaçãoe configuração do cluster
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
De acordo com o nome do capítulo, a primeira secção do currículo refere-se a tarefas típicas que esperarias de um administrador Kubernetes. Essas tarefas incluem a compreensão dos componentes arquitetônicos de um cluster Kubernetes, a configuração de um cluster do zero e a manutenção de um cluster no futuro.
É interessante notar que esta secção também abrange os aspectos de segurança de um cluster, mais especificamente o controlo de acesso baseado em funções (RBAC). Espera-se que compreendas como mapear permissões de operações para recursos da API para um conjunto de utilizadores ou processos.
No final deste capítulo, compreenderás as ferramentas e os procedimentos para instalar e manter um cluster Kubernetes. Além disso, saberás como configurar o RBAC para casos de utilização representativos do mundo real.
A um nível elevado, este capítulo abrange os seguintes conceitos:
-
Compreender o RBAC
-
Instalação de um cluster com
kubeadm -
Atualizar uma versão de um cluster Kubernetes com
kubeadm -
Fazendo backup e restaurando o etcd com
etcdctl -
Compreender um cluster Kubernetes altamente disponível
Controlo de acesso baseado em funções
No Kubernetes, precisas de ser autenticado antes de seres autorizado a fazer um pedido a um recurso API. Um administrador de cluster geralmente tem acesso a todos os recursos ...