Capítulo 5. Serviços e Network+
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
As aplicações executadas num cluster Kubernetes raramente funcionam isoladamente. Na constelação de uma arquitetura de microsserviços, um conjunto de aplicativos executados em seus Pods correspondentes precisa trabalhar em conjunto. O Kubernetes permite a comunicação entre Pods e serviços dentro do cluster e a comunicação com serviços selecionados de fora do cluster com a ajuda de vários conceitos de rede. Este domínio do CKA centra-se nos Serviços e nos aspectos de rede. Terás de compreender o conceito de um Serviço e de um Ingress, bem como a configuração do cluster que permite a comunicação de rede.
A um nível elevado, este capítulo abrange os seguintes conceitos:
-
Noções básicas de rede do Kubernetes
-
Conectividade entre pods
-
Serviços, tipos de serviços e seus pontos de extremidade
-
Controlador de entrada e entrada
-
Usar e configurar o CoreDNS
-
Escolher um plug-in de interface de rede de contentor (CNI)
Noções básicas de Network+ do Kubernetes
O Kubernetes foi concebido como um sistema operativo para gerir as complexidades dos dados e da computação distribuídos. As cargas de trabalho podem ser agendadas num conjunto de nós para distribuir a carga. O modelo de rede Kubernetes permite a comunicação em rede e tem de cumprir os seguintes requisitos:
-
Comunicação de contentor para contentor: Os contêineres em execução ...