Capítulo 10. Criação de modelos ML para prever sequências
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
O Capítulo 9 apresentou os dados de sequência e os atributos de uma série temporal, incluindo sazonalidade, tendência, autocorrelação e ruído. Criaste uma série sintética para utilizar nas previsões e exploraste a forma de fazer previsões estatísticas básicas.
Nos próximos capítulos, aprenderás a utilizar o ML para fazer previsões. Mas antes de começares a criar modelos, tens de compreender como estruturar os dados de séries temporais para treinar modelos preditivos, criando o que chamaremos um conjunto de dados com janelas .
Para entender por que é necessário fazer isso, considere a série temporal criada no Capítulo 9. Podes ver um gráfico da mesma na Figura 10-1.
Se, em qualquer momento, pretenderes prever um valor no tempo t, vais querer prevê-lo como uma função dos valores anteriores ao tempo t. Por exemplo, digamos que pretendes prever o valor da série temporal no passo de tempo 1.200 como uma função dos 30 valores anteriores. Nesse caso, os valores dos passos de tempo 1.170 a 1.199 determinariam o valor no passo de tempo 1.200 (ver Figura 10-2).
Figura 10-1. Série temporal sintética