Posfácio
Escrever este livro - e mantê-lo atualizado - tem sido uma experiência humilhante. Demorou muito mais tempo do que eu tinha previsto ou do que gostaria de admitir. E, claro, ainda não está terminado. Apesar dos meus melhores esforços e dos esforços dos revisores técnicos, editores e muitas outras pessoas talentosas, um livro deste tamanho está delimitado a contererros, omissões e passagens que são menos claras do que poderiam ser. Avisa-nos se encontrares alguma coisa sobre o assunto. Avisa-nosse encontrares alguma destas coisas; podes ver e enviar erratas através da página de catálogo do livro. As edições seguintes incorporarão as alterações enviadas por leitores como tu!
Diz-se que não sabes realmente alguma coisa até a teres ensinado. Descobri que isto é verdade quando dás aulas e acho que é igualmente verdade quando escreves.
Eu digo aos meus alunos que quando Java era muito novo, era possível para uma pessoa estudar muito e saber quase tudo sobre ele. Depois de um ou dois lançamentos, isso não era mais verdade. Hoje em dia, ninguém no seu perfeito juízo afirmaria seriamente que "sabe tudo sobre Java" - se o fizerem, isso deve fazer com que o teu detetor de bogosidade dispare a todo o volume. E a quantidade que precisas de saber continua a crescer. Como é que te podes manter a par? Livros sobre Java? Revistas de Java? Cursos de Java? Conferências? Não existe uma resposta única; todos estes são úteis para algumas pessoas. A Oracle e outros têm programas que deves conhecer: ...