Capítulo 1. A mala preta do médico
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
No conto "The Little Black Bag", de C. M. Kornbluth, 1 Dr. Full, um médico em dificuldades, descobre uma misteriosa mala de médico do futuro, cheia de dispositivos médicos e medicamentos avançados. Este equipamento futurista melhora as suas capacidades como médico, permitindo-lhe diagnosticar e tratar os pacientes com uma eficiência sem precedentes. À medida que explora o conteúdo da mala, o Dr. Full fica maravilhado com o potencial das futuras inovações médicas, sentindo-se como se estivesse à beira de uma revolução nos cuidados de saúde.
No entanto, a história de Kornbluth não é apenas uma celebração do progresso da medicina. À medida que a história se desenrola, torna-se claro que uma tecnologia tão poderosa, nas mãos erradas, pode ser explorada para ganho pessoal e não para um bem maior. A narrativa serve para nos lembrar que, embora os avanços médicos futuros possam parecer mágicos nas suas capacidades, também vêm acompanhados de responsabilidades éticas significativas e de um potencial uso indevido. Este relato fictício leva-nos a considerar tanto as possibilidades excitantes como os desafios éticos que se avizinham à medida que a tecnologia médica e a IA (LLMs e IA generativa) continuam a avançar rapidamente, muitas vezes de formas interligadas.
A IA e os LLMs têm o potencial de melhorar os cuidados clínicos, especialmente ...