Capítulo 13. Arquitecturas futuras de medalhõescom IA generativa
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Para concluir este livro, exploramos a forma como a arquitetura Medallion em evolução está cada vez mais interligada com a inteligência artificial generativa (GenAI).1 Tradicionalmente centrada em dados estruturados nas suas camadas Bronze, Silver e Gold, esta arquitetura tem agora de acomodar dados não estruturados para melhorar a prontidão das aplicações de IA. Este capítulo aborda duas questões fundamentais: 1) é prático ter uma arquitetura Medallion unificada para gerir dados estruturados, semi-estruturados e não estruturados? 2) Além disso, como é que os grandes modelos de linguagem (LLMs) podem ser integrados nos processos existentes associados à arquitetura Medallion?
Deixa-me pôr as minhas cartas na mesa: Acredito firmemente que a gestão holística de dados estruturados e não estruturados tem um valor imenso, abrindo caminho para insights mais abrangentes e eficazes baseados em dados e IA. Além disso, os LLMs estão a transformar as tarefas de gestão de dados, como a limpeza e a integração, o que leva a uma reimaginação dos paradigmas tradicionais. Espera-se que tenham impacto na forma como os engenheiros e os cientistas de dados interagem com os dados, tornando-os mais acessíveis e acionáveis.
Para aprofundar essa transformação, começaremos com uma visão geral dos desafios e oportunidades ...