Capítulo 11. Práticas recomendadas de desempenho de banco de dados
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Este capítulo investiga o desempenho de aplicações de base de dados orientadas por Java. As aplicações que acedem a uma base de dados estão sujeitas a problemas de desempenho não-Java: se uma base de dados estiver delimitada por E/S ou se estiver a executar consultas SQL que requerem pesquisas de tabelas completas porque falta um índice, nenhuma quantidade de afinação de Java ou de codificação de aplicações resolverá os problemas de desempenho. Ao lidar com tecnologias de bases de dados, prepara-te para aprender (de outra fonte) sobre como afinar e programar a base de dados.
Isso não quer dizer que o desempenho de um aplicativo que usa um banco de dados é insensível a coisas sob o controle da JVM e das tecnologias Java que são usadas. Pelo contrário, para um bom desempenho, é necessário garantir que tanto a base de dados como a aplicação estão corretamente ajustadas e a executar o melhor código possível.
Este capítulo começa analisando os drivers JDBC, uma vez que eles influenciam os frameworks de dados que conversam com bancos de dados relacionais. Muitas estruturas abstraem os detalhes do JDBC, incluindo o JPA e os módulos de dados do Spring.