Capítulo 14. Projetando um serviço de encurtador de URL
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Nós exploramos o conceito de DNS no Capítulo 9, observando que é mais fácil lembrar o URL de um site do que seus endereços IP - mas e quanto aos URLs longos? É fácil lembrar a parte da raiz do URL (por exemplo, learning.oreilly.com em https://learning.oreilly.com/library/view/system-design-on/9781098146887), mas podes esquecer facilmente o URL longo. Muitas vezes incorporamos links no texto porque isso aumenta a legibilidade.
Outra forma de partilhar URLs longos é encurtando-os. Por exemplo, o LinkedIn encurta automaticamente qualquer URL que faça parte de uma publicação porque isso ajuda a aumentar a legibilidade da publicação e a interação do utilizador. Em aplicações de microblogging como o Twitter (agora conhecido como X), há um limite para o número de caracteres numa única publicação, por isso, para reduzir o comprimento do teu texto, podes encurtar quaisquer URLs através de um serviço de encurtamento de URLs, como o TinyURL ou o Bitly, e anexá-los à publicação em vez das versões completas.
Este capítulo explora o design de um serviço de encurtador de URL e discute como implantar o sistema na Cloud da AWS. Começaremos nossa discussão com a coleta de requisitos e as expectativas do sistema. Mais tarde, entraremos nos detalhes do sistema.
Requisitos do sistema
Deves ter um objetivo claro em mente ...