Capítulo 5. Análise preditiva e otimização de desempenho
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
No mundo atual, orientado para o software, as empresas geram grandes quantidades de dados das suas aplicações, utilizadores e operações. Esses dados contêm informações valiosas que podem ser usadas para tomar decisões, prever tendências e melhorar o desempenho do sistema. A capacidade de analisar e agir sobre esses dados tornou-se uma habilidade crítica para os engenheiros de software.
Neste capítulo, exploro a análise de dados e a inteligência empresarial e testo como as ferramentas de IA de última geração podem ajudar as empresas a compreender os seus dados e a melhorar os seus resultados. Quer se trate de prever o comportamento futuro do utilizador ou de otimizar a utilização de recursos, a análise de dados abre novas possibilidades. Eis três ângulos principais que este capítulo abordará:
- Analisar dados
-
A primeira promessa que estas ferramentas fazem é que os utilizadores podem consultar grandes conjuntos de dados fazendo perguntas em linguagem natural. Isto parece atrativo, dado que é muito dispendioso para as empresas construir painéis de visualização sobre as suas bases de dados.
- Destilar conhecimentos avançados
-
Muitas vezes, as empresas querem correlacionar pontos de dados e encontrar padrões para compreender o comportamento do utilizador ou detetar alguma avaria nos seus processos, de formas ...