Capítulo 6. Documentação e Escrita Técnica
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
A documentação é vital para a clareza, consistência e transferência de conhecimento no desenvolvimento de software. Assegura que os membros da equipa compreendem o código quando são integrados e reduz a curva de aprendizagem durante o trabalho diário, deixando menos espaço para a perda de contexto e os consequentes erros e refacções.
A documentação também é importante para os intervenientes não técnicos, como os gestores de produto, os representantes do apoio ao cliente e os que trabalham em marketing, vendas e operações. A documentação clara promove a colaboração entre equipas e cria uma única fonte de verdade que evita falhas de comunicação. À medida que o software evolui, a documentação adequada simplifica a manutenção da base de código e a integração de novos programadores, reforçando a longevidade do projeto.
Fora da empresa, documentar a forma de utilizar um produto de software pode ajudar os esforços de vendas e marketing, evitar dificuldades durante a integração do cliente e promover o envolvimento do utilizador com o produto. Escrever caraterísticas e fluxos de trabalho para os intervenientes externos é também um excelente ponto de partida para recolher o seu feedback sobre como melhorar o produto.
Apesar da sua importância, a documentação muitas vezes nem sequer é escrita. Os engenheiros de software normalmente ...