Capítulo 5. Declarações
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
O Capítulo 4 descreveu as expressões como frases JavaScript. Por essa analogia, as declarações são frases ou comandos JavaScript. Tal como as frases inglesas são terminadas e separadas umas das outras com pontos, as declarações JavaScript são terminadas com ponto e vírgula(§2.6). Expressões são avaliadas para produzir um valor, mas instruções são executadas para fazer algo acontecer.
Uma forma de "fazer algo acontecer" é avaliar uma expressão que tem efeitos secundários. As expressões com efeitos secundários, tais como atribuições e invocações de funções, podem ser consideradas declarações e, quando utilizadas desta forma, são conhecidas como declarações de expressão. Uma categoria semelhante de expressões são as expressões de declaração que declaram novas variáveis e definem novas funções.
Os programas JavaScript não são nada mais do que uma sequência de instruções a serem executadas. Por padrão, o interpretador JavaScript executa essas instruções uma após a outra na ordem em que foram escritas. Outra maneira de "fazer algo acontecer" é alterar essa ordem padrão de execução, e o JavaScript tem uma série de instruções ou estruturas de controle que fazem exatamente isso:
- Condicionais
-
Declarações como
ifeswitchque fazem o interpretador JavaScript executar ou saltar outras declarações, dependendo do valor de uma expressão - Laços
-
Declarações ...