Capítulo 15. JavaScript em navegadores da Web
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
A linguagem JavaScript foi criada em 1994 com o objetivo expresso de permitir um comportamento dinâmico nos documentos exibidos pelos navegadores da Web. A linguagem evoluiu significativamente desde então e, ao mesmo tempo, o escopo e os recursos da plataforma Web cresceram de forma explosiva. Hoje, os programadores JavaScript podem pensar na Web como uma plataforma completa para o desenvolvimento de aplicações. Os navegadores Web são especializados na exibição de texto formatado e imagens, mas, como os sistemas operacionais nativos, os navegadores também fornecem outros serviços, incluindo gráficos, vídeo, áudio, Network+, armazenamento e thread. O JavaScript é a linguagem que permite que as aplicações Web utilizem os serviços fornecidos pela plataforma Web e este capítulo demonstra como podes utilizar o mais importante destes serviços.
O capítulo começa com o modelo de programação da plataforma Web, explicando como os scripts são incorporados em páginas HTML(§15.1) e como o código JavaScript é acionado de forma assíncrona por eventos(§15.2). As secções que se seguem a este material introdutório documentam as principais APIs JavaScript que permitem às suas aplicações Web: