Capítulo 11. A biblioteca padrão do JavaScript
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Alguns tipos de dados, como números e strings(Capítulo 3), objetos(Capítulo 6) e arrays(Capítulo 7) são tão fundamentais para o JavaScript que podemos considerá-los como parte da própria linguagem. Este capítulo cobre outras APIs importantes, mas menos fundamentais, que podem ser consideradas como a definição da "biblioteca padrão" do JavaScript: são classes e funções úteis incorporadas ao JavaScript e disponíveis para todos os programas JavaScript, tanto nos navegadores da Web quanto no Node.1
As secções deste capítulo são independentes umas das outras e podes lê-las por qualquer ordem. Abrange:
-
As classes Set e Map para representar conjuntos de valores e mapeamentos de um conjunto de valores para outro conjunto de valores.
-
Objectos semelhantes a matrizes, conhecidos como TypedArrays, que representam matrizes de dados binários, juntamente com uma classe relacionada para extrair valores de dados binários não matriciais.
-
Expressões regulares e a classe RegExp, que definem padrões textuais e são úteis para o processamento de texto. Esta secção também aborda em pormenor a sintaxe das expressões regulares.
-
A classe Date para representar e manipular datas e horas.
-
A classe Error e as suas várias subclasses, cujas instâncias são lançadas quando ocorrem erros em programas JavaScript.
-
O objeto JSON, cujos métodos ...