Capítulo 3. Conceção de hipermédia
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
O problema é essencialmente o que é discutido pelos escritores de ficção científica: "Como é que consegues iniciar a comunicação entre seres 'sapientes' totalmente não correlacionados?"
J.C.R. Licklider, 1966
Um elemento fundamental de qualquer projeto a nível de sistema é um conjunto de princípios partilhados ou entendimentos sobre como as partes do sistema interagem. Este é o problema geral que vamos abordar neste capítulo - como desenhar sistemas onde máquinas construídas por pessoas diferentes que nunca se conheceram possam interagir com sucesso umas com as outras. As receitas deste capítulo focam-se nos aspectos de design dos sistemas hipermédia. Para isso, encontrarás receitas que exploram a relação entre tipos de media, controlos hipermédia, propriedades de dados e perfis semânticos que ajudam a juntá-los (ver Figura 3-1).
Dica
Se estiveres interessado nos conceitos e tecnologias subjacentes à conceção de soluções baseadas em hipermédia, consulta "Estabelecer uma base para a conceção de hipermédia".
Para as comunicações na Web, o HTTP está no centro deste entendimento partilhado. O HTTP define as regras - e as expectativas - para oenvio de dados entre serviços. E, apesar do facto de a história do HTTP remontar a meados dos anos 80, continua a ser omnipresente e relevante após mais de 30 anos.