Prefácio
Oh, que teia emaranhada nós tecemos!
Comecei a minha carreira em tecnologia quando a World Wide Web estava a ser utilizada pela primeira vez na área empresarial. Na verdade, o thread comum ao longo da minha carreira tem sido a aplicação das lições da Web ao complexo mundo da arquitetura empresarial e da estratégia de negócios digitais, especialmente as APIs da Web que parecem estar no centro detudo.
Em 2012, tive o prazer de me juntar a Mike Amundsen. Desde então, temos trabalhado em parceria em muitos projectos relacionados com APIs e nunca parei de aprender com ele. Foi o Mike que me ensinou os princípios fundamentais da Web e muito mais. Nunca deixa de me surpreender como o Mike é capaz de encontrar ideias que eu ignorei e que parecem tão óbvias em retrospetiva. O livro de receitas RESTful Web API Patterns and Practices Cookbook coloca muitos desses princípios e ideias num pacote muito prático.
Quando a Internet se tornou popular, no início dos anos 90, eu estava numa pequena escola a tirar um curso de matemática. Os meus professores foram os que ficaram mais entusiasmados no início, o que faz sentido, acho eu, dadas as raízes académicas da Web. Costumava ter de os afastar da leitura das críticas de filmes de outras pessoas para voltar às nossas aulas de álgebra. Naqueles gabinetes universitários cheios de livros e mofo, não era de todo óbvio que a World Wide Web se tornaria a invenção humana mais transformadora da minha vida e, possivelmente, de todos os tempos.