Melhores práticas de Kubernetes, 2ª edição
by Brendan Burns, Eddie Villalba, Dave Strebel, Lachlan Evenson
Capítulo 18. GitOps e implantação
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Neste capítulo, discutiremos o GitOps e como ele pode ser usado para implantar e gerenciar aplicativos no Kubernetes. Vamos nos aprofundar nas práticas recomendadas de configuração de um fluxo de trabalho do GitOps e como utilizar as diferentes ferramentas disponíveis para conseguir isso.
GitOps é uma forma de fazer a implantação de aplicativos Kubernetes. Funciona utilizando o Git como uma única fonte de verdade para seus recursos do Kubernetes. Com o Git no centro de seus pipelines de implantação, os desenvolvedores e operadores podem fazer solicitações pull para acelerar e simplificar as implantações de aplicativos e as tarefas de operações no Kubernetes. Isto permite-te utilizar as mesmas práticas para gerir os recursos Kubernetes que utilizas para gerir o código da aplicação. Os programadores estarão muito familiarizados com o fluxo de trabalho, uma vez que podem utilizar as mesmas ferramentas que utilizam para trabalhar com o código da aplicação.
Neste capítulo, abordamos os seguintes tópicos:
-
O que é o GitOps?
-
Porquê utilizar o GitOps?
-
Compara o GitOps com outros métodos de implementação
-
Padrões e melhores práticas
-
Ferramentas GitOps
Também analisamos um exemplo de fluxo de trabalho do GitOps que consiste nas seguintes tarefas:
-
Configurar um agente GitOps com Flux
-
Ligar o agente Flux a um repositório Git ...