Modelos de aprendizagem automática e ciência de dados para finanças
by Hariom Tatsat, Sahil Puri, Brad Lookabaugh
Capítulo 6. Aprendizagem supervisionada: Classificação
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Eis algumas das principais questões que os analistas financeiros tentam resolver:
-
O mutuário vai reembolsar o seu empréstimo ou não vai pagar?
-
O preço do instrumento vai subir ou descer?
-
Esta transação com o cartão de crédito é uma fraude ou não?
Todos estes problemas, em que o objetivo é prever os rótulos das classes categóricas, são inerentemente adequados para a aprendizagem automática baseada na classificação.
Os algoritmos baseados na classificação têm sido utilizados em muitas áreas das finanças que exigem a previsão de uma resposta qualitativa. Estas incluem a deteção de fraudes, a previsão de incumprimento, a pontuação de crédito, a previsão direcional do movimento dos preços dos activos e as recomendações de compra/venda. Existem muitos outros casos de utilização da aprendizagem supervisionada baseada na classificação na gestão de carteiras e na negociação algorítmica.
Neste capítulo, abordamos três desses estudos de caso baseados em classificação que abrangem um conjunto diversificado de áreas, incluindo a deteção de fraudes, a probabilidade de incumprimento de empréstimos e a formulação de uma estratégia de negociação.
No "Estudo de caso 1: Deteção de fraude", utilizamos um algoritmo baseado na classificação para prever se uma transação é fraudulenta. O objetivo deste estudo de caso é também ...