Capítulo 16. Padrões de falha comuns
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Até agora este livro cobriu vários padrões para te ajudar a construir o teu sistema distribuído. Este capítulo vai ser um pouco diferente. Em vez de te ajudar a saber o que fazer, pretende-se ajudar-te a saber o que não fazer. Ao longo de vários anos de desenvolvimento, operação e depuração de sistemas, certos tipos de problemas se repetem. Estes padrões são divididos em erros que são cometidos na construção dos sistemas, bem como formas comuns em que os sistemas falham. Ao compreendermos o que não fazer e o que tentar evitar, podemos aprender com estes erros partilhados e evitar que se repitam no futuro.
A manada trovejante
A manada trovejante deriva o seu nome da metáfora de um bisonte ou outro animal de grande porte na pradaria. Individualmente, podem ser manejáveis, mas quando se movem em conjunto, atacando, são capazes de destruir tudo aquilo para que são direcionados. A forma mais fácil de compreender a manada em tumulto é imaginares-te a interagir com um sítio Web que não está a comportar-se corretamente. Tentas navegar para um determinado local, a barra de progresso de carregamento gira lentamente, sem fazer muito progresso, eventualmente ficas impaciente e carregas no botão de recarregar. Podes não te aperceber, mas tornaste-te na manada.
Qualquer aplicação específica tem uma capacidade máxima. Normalmente, tentamos ...