Capítulo 4. Gera observações de dados
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Como explicado no Capítulo 3, a observabilidade dos dados combina tecnologia e pessoas para recolher informações sobre o estado de um sistema na perspetiva dos dados e as expectativas desse estado. Em seguida, utiliza a informação para tornar o sistema mais adaptável ou resiliente.
Este capítulo explica como aplicar a prática da observabilidade dos dados. Começarei com a "observabilidade dos dados na fonte", um método para introduzir estratégias de recolha no teu trabalho diário com dados, e mostrar-te-ei como minimizar o seu impacto na eficiência. Em seguida, o capítulo aborda a implementação de expectativas que subscreverão o ciclo de vida da entrega de software, como a integração contínua e a implantação contínua (CI/CD).
Tal como acontece com qualquer prática e tecnologia emergente, para aumentar a adoção da observabilidade dos dados, é necessário reduzir a barreira à entrada; dessa forma, as pessoas têm menos razões para argumentar contra a mudança. No entanto, as pessoas também fazem parte da solução, uma vez que o seu envolvimento no processo é crucial para identificar as suas expectativas e codificar as regras. Para tal, aprenderás várias formas de reduzir o esforço necessário para gerar observações e compreenderás como introduzi-las no momento certo do ciclo de vida do desenvolvimento.
Na fonte
O Capítulo 2 explicou ...