Capítulo 8. Tornando sistemas opacos translúcidos
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Nos capítulos anteriores, quando abordei as soluções low-code no-code, enumerei algumas estratégias inovadoras que podem ser utilizadas para gerar observações de dados até que essas soluções evoluam para se tornarem nativamente observáveis.
Outros sistemas, muitas vezes familiares, são semelhantes a estas soluções, uma vez que têm as mesmas caraterísticas: as utilizações de dados ocorrem no motor sob o capô. Não é eficiente (em termos de custos e tempo) nem recomendável abri-lo.
Existem riscos significativos associados aos sistemas que não fornecem uma visibilidade clara do seu motor ou da utilização dos dados. O principal problema é que os utilizadores não podem aceder ao sistema para analisar se existem questões que possam causar problemas. Esta falta de transparência significa que os utilizadores não conseguem identificar as causas de raiz dos problemas, o que os obriga a corrigir os sistemas a jusante em vez de resolver os problemas a montante. Outro problema com estes sistemas é a perda de conhecimento sobre o seu comportamento interno.
Embora as pessoas possam tê-los configurado ou desenvolvido com sucesso no passado, muito poucos ainda têm o conhecimento interno para entender o que eles fazem. Como resultado, as estratégias abordadas no Capítulo 4 e no Capítulo 5 para alcançar a observabilidade dos dados ...