Capítulo 4. Governação federada
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
As arquitecturas Data Mesh são inerentemente descentralizadas e é delegada uma responsabilidade significativa aos proprietários dos produtos de dados. Uma malha de dados também beneficia de um grau de centralização sob a forma de compatibilidade de produtos de dados e ferramentas comuns de self-service. Diferentes opiniões, preferências, requisitos comerciais, restrições legais, tecnologias e dívidas técnicas são apenas alguns dos muitos factores que influenciam a forma como trabalhamos em conjunto.
A governação federada permite-nos separar as decisões que devem permanecer a nível local das que devem ser tomadas globalmente, para todos os domínios. Citando Dehghani, "Em última análise, as decisões globais têm um objetivo: criar interoperabilidade e um efeito de rede composto através da descoberta e composição de produtos de dados". Temos de descobrir, aplicar e apoiar os blocos de construção comuns e os modos de funcionamento para que a rede de dados funcione para todos.
Fundar uma equipa de governação federada é um dos primeiros passos para descobrir um terreno comum para trabalhar em soluções mutuamente benéficas. O que a equipe de governança fará exatamente varia de acordo com as suas necessidades comerciais, mas há várias tarefas comuns que abordaremos neste capítulo.
A governação federada consiste em encontrar um equilíbrio ...