Capítulo 11. Juntar tudo
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
O Data Mesh assenta em quatro princípios, baseados em lições duramente aprendidas sobre como lidar com dados difíceis de utilizar, muitas vezes fornecidos apenas como uma forma de escape emitida por aplicações operacionais. Os mecanismos para obter e aceder a dados fora da sua fonte original são normalmente adicionados como uma reflexão tardia, aparafusados ao sistema de origem de uma forma ad hoc.
O Data Mesh promove os dados para um produto com o mesmo rigor, propriedade e gestão de funcionalidades de qualquer outro produto da tua empresa. O acesso livre aos dados, do tipo "descobre tu mesmo", é substituído por modos criados para o efeito, mantidos e suportados. Trata-se de uma mudança tanto social como tecnológica e requer a adesão tanto de cima para baixo como de baixo para cima. Reavaliamos a forma como possuímos, criamos, descobrimos e acedemos aos dados e, em seguida, desenvolvemos os processos, a governação e a tecnologia necessários para que isso funcione.
Os fluxos de eventos são a opção número um para tornar a rede de dados uma realidade. Eles fornecem um mecanismo singular para comunicações de dados históricos e em tempo real, formando os blocos de construção básicos da malha de dados para os consumidores usarem, misturarem e combinarem de acordo com suas necessidades.
O Data Mesh baseia-se em quatro princípios principais: ...