Capítulo 16. Visualizar dados
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Os capítulos anteriores deram-te todas as ferramentas de que precisas para transformar dados em bruto num DataFrame polido. Mas como é que transformas esse DataFrame em algo perspicaz?
Uma maneira é através da visualização de dados, e Python fornece uma infinidade de pacotes para isso. Os pacotes incluem Matplotlib para plotagem de baixo nível, hvPlot para visualizações rápidas, Bokeh para gráficos interativos, plotnine para alavancar a gramática de gráficos em Python, e Altair para usar os recursos de plotagem embutidos do Polars.A Figura 16-1 dá uma impressão do cenário elaborado de visualização de dados do Python.
Isto é uma bênção e uma maldição, porque é provável que exista um pacote que se adeqúe às tuas necessidades, mas é um desafio escolher o pacote certo. Além disso, cada pacote vem com o seu próprio conjunto de caraterísticas, pressupostos e armadilhas.
Ao transformar um DataFrame numa forma gráfica, melhora a sua capacidade de compreender as tendências, detetar valores atípicos e contar histórias que podem influenciar a tomada de decisões. As visualizações de dados eficazes clarificam o obscuro e simplificam o complicado, tornando os seus dados mais acessíveis.