Capítulo 3. Programação funcional com JavaScript
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Quando começas a explorar o React, provavelmente vais reparar que o tópico da programação funcional aparece muito. Técnicas funcionais estão sendo usadas cada vez mais em projetos JavaScript, particularmente em projetos React.
É provável que já tenhas escrito código JavaScript funcional sem pensar nisso. Se já mapeaste ou reduziste um array, então já estás a caminho de te tornares um programador JavaScript funcional. As técnicas de programação funcional são fundamentais não apenas para o React, mas também para muitas das bibliotecas do ecossistema React.
Se te estás a perguntar de onde veio esta tendência funcional, a resposta é a década de 1930, com a invenção do cálculo lambda, ou λ-cálculo.1 As funções fazem parte do cálculo desde o seu aparecimento no século XVII. As funções podem ser enviadas para funções como argumentos ou devolvidas de funções como resultados. Funções mais complexas, chamadasfunções de ordem superior, podem manipular funções e usá-las como argumentos ou resultados, ou ambos. Na década de 1930, Alonzo Church estava em Princeton a fazer experiências com estas funções de ordem superior quando inventou o cálculo lambda.
No final dos anos 50, John McCarthy pegou nos conceitos derivados do λ-calculus e aplicou-os a uma nova linguagem de programação chamada Lisp. Lisp implementou o conceito de ...