Capítulo 12. React e o Servidor
Este trabalho foi traduzido com recurso a IA. Agradecemos o teu feedback e comentários: translation-feedback@oreilly.com
Até agora, nós construímos pequenas aplicações com React que rodam inteiramente no navegador. Eles coletaram dados no navegador e salvaram os dados usando o armazenamento do navegador. Isso faz sentido porque o React é uma camada de visualização; seu objetivo é renderizar a interface do usuário. No entanto, a maioria dos aplicativos requer pelo menos a existência de algum tipo de backend, e precisaremos entender como estruturar aplicativos com um servidor em mente.
Mesmo que tenhas uma aplicação cliente que dependa inteiramente de serviços Cloud para o backend, ainda precisas de obter e enviar dados para estes serviços. Existem locais específicos onde estas transacções devem ser efectuadas e bibliotecas que te podem ajudar a lidar com a latência associada aos pedidos HTTP.
Além disso, o React pode ser renderizado isomorficamente, o que significa que pode estar em outras plataformas além do navegador. Isso significa que podemos renderizar nossa UI no servidor antes que ela chegue ao navegador. Aproveitando a renderização no servidor, podemos melhorar o desempenho, a portabilidade e a segurança de nossos aplicativos.
Começamos este capítulo com um olhar sobre as diferenças entre isomorfismo e universalismo e como ambos os conceitos se relacionam com o React. Em seguida, veremos como criar um aplicativo isomórfico usando JavaScript ...